terça-feira, 23 de julho de 2013

Influência do peso das mochilas escolares sobre as alterações posturais em crianças

Existe uma preocupação crescente dos educadores, profissionais da área saúde, pais, e pessoas relacionadas às legislações, com a dor na coluna vertebral. Isso se tornou um assunto preocupante em relação a crianças na idade escolar devido ao aumento da utilização das mochilas escolares. Uma enquete com 101 ortopedistas mostra que 70% deles acreditam que a mochila é um problema clínico para as crianças.


A mochila é um acessório utilizado no mundo todo, por todas as faixas etárias, para auxiliar no transporte de alguma coisa. As crianças, na fase escolar, as utilizam para guardar o material que será levado para a sala de aula: livros, cadernos, fichários, estojos e o que mais couber. Cada vez mais coloridas e cheias de estilo, elas são desfiladas pelas crianças geralmente penduradas em um só ombro.

E aí começa o problema. A criança está em fase de desenvolvimento, por isso é muito importante prestar atenção na forma como ela utiliza a mochila. O excesso de peso pode levar a uma postura errada e causar problemas ortopédicos graves que irão acompanhar essa criança até a fase adulta.


Oppitz Soluções Tecnológicas desenvolve e fabrica carteiras informatizadas com computadores de última geração acoplados ao móvel. Sendo totalmente ergonômica, visa a saúde do estudante, protegendo desde cedo sua coluna vertebral. 

É totalmente econômica, pois dura muito mais que portáteis e serve para os três turnos escolares (manhã, tarde e noite ) não precisando instituições públicas e privadas comprarem três laptops ou tablets para os alunos.

 Clique na figura para ver o vídeo

Tecnologia limpa, ajudando a preservar o planeta, pois ao contrário dos portáteis não usa baterias de lítio que poluem o meio ambiente. Praticidade e Interatividade Total (interligadas entre si e com a Lousa Digital Oppitz). Segurança total ao estudante que não vai correr riscos de carregar objetos de valor nas ruas. 

Além de servir como mesa escolar normal, ficando a critério do educador em sua aula o uso de livros e cadernos ou computador educacional.


Diversos estudos já mostraram que as mochilas escolares podem causar problemas posturais e quadros de dores nos ombros, costas e outras partes do corpo sensíveis a sobrecarga de peso transportado.

Segundo esses estudos a carga máxima que uma criança deveria transportar em sua mochila não deve ultrapassar 10% de seu peso. A conta é simples:

Carga máxima = 100 x (peso da mochila)/(peso da criança)

Se o resultado dessa conta for maior do que 10 isso quer dizer que a criança está transportando um peso excessivo e, provavelmente, terá problemas de saúde como consequência.


Um diferencial dos produtos da empresa paranaense é o fato de serem ergonomicamente corretos. "Todos eles são pensados de forma que o aluno possa sentar-se confortavelmente e em posição adequada, evitando assim problemas de coluna, visão ou lesões. Com as carteiras informatizadas, o aluno não precisa carregar um notebook, o que diminui o peso da mochila e evita a chance de danos ou roubos", conta o diretor comercial do Grupo, Maurício Oppitz.


Além de serem modernas, as carteiras trazem conforto aos portadores de necessidades especiais, pois possibilitam a fácil acomodação de cadeirantes, pessoas com paralisia cerebral ou dificuldade locomotora. Também existem teclados especiais para cegos e entrada para fones de ouvido, o que melhora o aprendizado também das pessoas com deficiência auditiva. 

Entrevista com empresário Maurício Oppitz sobre Lousa Digital e Carteiras Informatizadas Opptiz Tecnologia.


Clique na figura para ver o vídeo


Nenhum comentário:

Postar um comentário